Aeroporto Eurico de Aguiar Salles/Vitória

(IATA: VIX, ICAO: SBVT)
  • Contato
  • Radar ao vivo!
  • Site Aerovix
  • Blog Aerovix | novembro 2012

    Acidente com ultraleve mata piloto em Vila Velha

    by Jardel Loureiro 29. novembro 2012 09:42


    Um ultraleve, modelo "Avançado", caiu na Praia da Baleia, na Ponta da Fruta, em Vila Velha, por volta das 7h30 desta quinta-feira (29). O piloto da aeronave, Paulo Soares Quintaes, 74 anos, morreu no acidente. Ele era piloto do Aeroclube do Espírito Santo, e, de acordo com o Gestor de Segurança Operacional do Aeroclube, Marcos Nassif, tinha mais de 60 mil horas de voo pela aviação executiva.

    Ultraleve era de propriedade de Renato Rezende Ribeiro, que trouxe a aeronave de Itaperuna, no Rio de Janeiro, no último sábado (25), para ficar no Aeroclube, porém não tinha espaço no local. Renato pediu a Paulo que levasse, então, a aeronave para o aeroporto de Guarapari, nesta quinta, pela manhã, quando ocorreu o acidente.

    Segundo Nassif, o ultraleve teve problemas durante o voo e precisou fazer um pouso forçado na Praia da Baleia, na Ponta da Fruta. A aeronave bateu em uma valeta e o piloto morreu no local.

    O pescador José de Anchieta Ferreira Filho, de 50 anos, estava em casa e viu como tudo aconteceu. "Eu estava saindo de casa por volta das 7h30, quando observei que o avião voava em baixa altitude e fez uma curva de 180 graus para pegar a areia da praia. O motor estava falhando. Ele estava tentando ligá-lo novamente, mas o avião já estava sem a hélice. O piloto pousou o avião em alta velocidade, mas devido a uma depressão na areia da praia, ele bateu de bico lá na frente, o que provavelmente provocou sua morte", conta. 

    O pescador disse que ainda tentou socorrer Paulo, com a ajuda de um vizinho, mas não adiantou. "Tiramos o piloto de dentro da aeronave, com medo de ela explodir, mas ele já estava praticamente morto. Colocamos ele na areia e tentamos reanimá-lo, mas ele já tinha fraturado a coluna cervical", lamenta.

    O Aeroclube do Espírito Santo garante que, se não houvesse essa valeta, que serve para o escoamento da água do esgoto para a praia, o acidente não teria ocorrido, já que o piloto teria feito a manobra de segurança após perder a hélice. 

    Segundo a Polícia Militar, o objeto foi localizado por um mecânico e foi entregue à polícia. A perícia técnica esteve no local para coletar informações sobre o acidente. O corpo de Paulo Quintaes foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória. O ultraleve continua no local e será levado para o Aeroclube.


    Fonte: Gazeta online.

     

     

    Tags:

    Novos NOTAM em vigor hoje 28-11-12

    by Junio Gracielo 28. novembro 2012 23:33
    B 28/11/12 16:18
    C 17/02/13 02:00
    E AD - PRB CHECK MOTORES NO PERIODO DE 2200/0900)
    B 28/11/12 16:14
    C 17/02/13 02:00
    E CTL MOV GND FREQ 121.950MHZ HR SER 0800/2000)
    B 28/11/12 16:13
    C 17/02/13 02:00
    E CUST HR SER MON TIL FRI 1100/1400 1600/1900)
    B 28/11/12 16:09
    C 17/02/13 02:00
     
    MON TIL FRI 1000/1900 TEL (27)3235-6320

    Veja o relatório

    http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/notam/localidade/CDB1F212-D69E-4B08-98A3F8AEF95AA23C.pdf

     

    Fonte: Aisweb

    Tags:

    Fechamento de aeroporto no Rio causa reflexos em Vitória

    by Jardel Loureiro 27. novembro 2012 20:09

    Os problemas que causaram o fechamento, por duas vezes, do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (27), também provocaram reflexos no Aeroporto de Vitória. De acordo com o site da Infraero, pelo menos quatro voos, entre chegadas e partidas, foram cancelados nesta terça. Alguns outros voos sofreram atrasos superiores a meia hora.

    Porém, não foram só voos provenientes da capital fluminense que foram cancelados ou se atrasaram. Pelo menos outras duas viagens, originárias de São Paulo (uma de Congonhas e outra de Guarulhos), foram canceladas, além de um voo com destino a Belo Horizonte.

    Nevoeiro

    O Aeroporto Santos Dumont fechou, pela primeira vez, às 6h37 desta terça-feira, por conta da chuva e da neblina que atingiram o Rio de Janeiro durante a manhã. O aeroporto voltou a operar às 8h30, com auxílio de instrumentos, mas foi fechado novamente às 10h12. Segundo a Infraero, o terminal reabriu às 10h48 e voltou a operar por instrumentos.

    Durante a manhã, alguns voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio.

    Fonte:
     Gazeta online

    Tags:

    Fotos em comemoração ao dia do Aviador em SIVU

    by Junio Gracielo 22. novembro 2012 00:28

    Fiz dois tópicos de fotos no fórum Contato Radar, trazendo em primeira mão a cobertura completa da comemoração feita pelo Aeroclube do Espírito Santo (ACES) em homenagem ao dia do Aviador. Uma oportunidade de rever amigos e fazer fotos!

    Além disso houve churrasco no restaurante do aeroclube.

    Além disso rolou voo de helicóptero, aeronaves realzando passagens baixas, banho de óleo e muito mais!

    Veja a cobertura completa aqui:

    PARTE I

    PARTE II

    Tags:

    Obra no Aeroporto é liberada. Já a duplicação da BR 101...

    by Junio Gracielo 21. novembro 2012 23:51

    Mesmo com muitas condicionantes, uma luz no fim do túnel promete a retomada das obras de ampliação do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, paralisadas desde 2008 pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ante denúncias de irregularidades e superfaturamento.


    Um acórdão do TCU editado na semana passada libera a Infraero a retomar o contrato do projeto executivo do terminal junto ao consórcio vencedor da obra (Camargo Corrêa/Mendes Júnior/Estacon). Isso significa que o projeto de engenharia do terminal vai ser refeito e entregue em até 120 dias, segundo prazos citados na reunião do governador Renato Casagrande e membros da bancada com o relator do caso no TCU, ministro Raimundo Carreiro.

    Foto: Ricardo Medeiros

    Área do Aeroporto: obras foram iniciadas em 2005 e estão paralisadas desde 2008


    Paralelamente, e embora atrasado há meses, o projeto executivo de engenharia do pátio e da pista de pouso deve ser entregue em 15 de dezembro pelo Exército. Segundo o senador Ricardo Ferraço, a obra recomeça, na prática em seis meses, se obedecidos todos esses prazos.

    Leia também
    Um voo que não decola: obra no aeroporto de Vitória é novela longe de terminar

    "A Infraero p

    ode agora retomar o contrato para elaborar o projeto executivo do terminal. Feito o projeto, o TCU vai avaliar se os preços são compatíveis e, se não identificar nenhum problema orçamentário, a Infraero está autorizada a contratar a obra", detalhou o governador Renato Casagrande. Também esteve na reunião o diretor de Empreendimentos da Infraero, José Irenaldo de Ataíde, que vai tomar conta dessa retomada.

    Cabe agora à Infraero já acionar o consórcio para fazer o projeto executivo – a ata do acórdão deve ser aprovada na sessão de hoje do TCU. A solução é bem mais rápida do que uma anulação total, avaliou o senador. Isso porque o TCU poderia ter decidido anular o contrato com o consórcio, que não aceitaria uma rescisão amigável e recorreria à Justiça. A decisão permitindo o antigo consórcio retomar a obra também foi adotada no aeroporto de Goiânia (GO).

    Em nota di

    vulgada nesta quarta-feira, a Infraero informa que está avaliando as recomendações do Tribunal de Contas da União com suas equipes técnicas e jurídica para definir quais ações serão adotadas para a conclusão das obras do Aeroporto de Vitória.

    Quanto ao projeto executivo a cargo do Exército, a Infraero esclarece que eles dizem respeito à infraestrutura de pista de pouso e decolagem, pistas de taxiamento, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos. O novo prazo para entrega desse trabalho é o dia 15 de dezembro, conforme definição acertada no dia 14 de novembro numa reunião entre Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Infraero, Comando Geral  do Exército e Departamento de Engenharia e Construção do Exército.


    A Infraero finaliza dizendo que as atualizações e complementações de todos os projetos serão feitas dentro dos requisitos operacionais exigidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o objetivo de garantir que as operações de pouso e decolagem ocorram dentro dos padrões de segurança estabelecidos.

    Por Rondinelli Tomazelli - rtomazelli@redegazeta.com.br via gazetaonline.globo.com

     

    Tags: ,

    Quase 100 casos de raios laser apontados para aviões em Vitória

    by Junio Gracielo 20. novembro 2012 19:44

    O Jornal Folha Vitória divulgou ontem (19) uma reportagem sobre a quantidade alarmante de disparos de raio laser contra aeronaves, principalmente em Vitória-ES.

    Clique na imagem para ver o vídeo!

    Você aponta laser para avião? Sabia que está cometendo um CRIME contra a aviação? Veja o que pode acontecer... Artigo 261 do Código Penal-> Artigo 261 do Código Penal – “Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea: Pena - reclusão, de dois a cinco anos“. Portanto, fique atento e DENUNCIE!

     

    Tags:

    AEROPORTO DE VITÓRIA - PROJETOS E OBRAS EM ANDAMENTO

    by Junio Gracielo 20. novembro 2012 19:32

    Diversas obras estão em andamento no Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles, que opera atualmente com uma média diária de 10.000 passageiros embarcados e desembarcados. São iniciativas da Infraero para proporcionar mais conforto e segurança a seus usuários, além de acompanhar o crescimento no volume de passageiros.

    Atualmente, já em estágio avançado, ocorre a reforma da frente e da cobertura do atual terminal de passageiros. Investimento de R$ 3,32 milhões, a nova frente, mais moderna, vai aprimorar a integração visual e operacional do atual terminal com a área de desembarque. Além da reforma, será instalada uma nova cobertura para proteção de viajantes e usuários contra chuva e sol. Outra melhoria é a criação de uma segunda via de acesso, destinada à parada de táxis, permitindo uma reordenação do fluxo de veículos.

    Nova Fachada do Aeroporto de Vitória

    Imagem: Acessoria de comunicação - Infraero

    Até o final de 2012, está previsto também o início das obras de reforma do interior do atual terminal de passageiros. As melhorias contemplam a ampliação do número de balcões de check-in, a criação de uma praça de alimentação no 1º piso, a ampliação sala de embarque e a substituição da iluminação, do piso e do sistema de refrigeração, entre outras melhorias. O investimento é da ordem de R$ 7 milhões.

    As obras de modernização do Aeroporto de Vitória incluem ainda uma Nova Torre de Controle, atualmente com mais de 50% das obras já executadas. A nova Torre de Controle do Aeroporto de Vitória será uma das torres de controle mais modernas do país. No valor de R$ 15 milhões, o projeto tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2013.

    Obras de construção da nova Torre de Controle de Tráfego Aéreo a todo vapor

    Foto: Acessoria de comunicação - Infraero

     

    Texto e imagens:

    Assessoria de Comunicação
    INFRAERO - Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles

    Tags: , ,

    Aeroporto

    Powered by BlogEngine.NET 1.5.0.7
    Theme by Mads Kristensen


     

    Editor:

    Junio Gracielo

    Contato:

    contato@aerovix.com.br

    Colaborador:

    Jardel Loureiro

    Contato:

    jardelloureiro@aerovix.com.br

    Twitters recentes

    Escuta aérea - SBVT

      Apoio LiveATC.net


    Postagens recentes

    Comentários Recentes

    Comment RSS

    Calendario

    <<  outubro 2017  >>
    seteququsedo
    2526272829301
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    303112345

    View posts in large calendar

    Ajude a manter o radar no ar!

    Visitantes do blog