
As obras de ampliação das salas de embarque e desembarque do Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles estão em fase de acabamento, com previsão de entrega no mês de setembro. Já foram instalados aparelhos de ar condicionado, câmeras de vigilância, monitores de informação de vôo, entre outros equipamentos, além de esquadrias e vidros.
O próximo equipamento a ser instalado são as duas novas esteiras de bagagem, que substituirão as duas esteiras atualmente existentes e que, sendo duas vezes maiores, ampliarão a capacidade de atendimento da área de desembarque.
A ampliação das salas de embarque e desembarque do Aeroporto de Vitória utiliza o conceito dos módulos operacionais, adotados pela Infraero para atender à crescente demanda de passageiros em vários aeroportos brasileiros, como Guarulhos, Viracopos, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. Os módulos são estruturas pré-moldadas, com toda a infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque (sanitários, serviço de som, ar condicionado, sistema informativo de voos, etc.).
Ao final das obras, no valor total de R$ 4 milhões, as salas de embarque e desembarque do Aeroporto de Vitória passarão a contar com uma área total de 2.000 m², mais de quatro vezes maior do que o existente hoje, garantindo maior mobilidade e espaço de circulação.
Os módulos são soluções de engenharia usadas em aeroportos de vários países para atender demandas específicas ou grandes eventos. Em 2004, por exemplo, o Aeroporto de Lisboa utilizou módulos durante a Eurocopa; em 2006, o Aeroporto de Doha, no Catar, adotou a solução durante os jogos asiáticos. E em 2010, foi a vez da África do Sul usá-los na Copa do Mundo de Futebol. Módulos operacionais também são utilizados em aeroportos como os de Austin e Seattle (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Bonn, Frankfurt e Munique (Alemanha) e no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, de Paris.
Estacionamento - Até o final de 2011, a Infraero também prevê a ampliação do estacionamento do Aeroporto de Vitória, que deve passar de 265 vagas para 552 vagas, numa área total de 14.000 m².
Por ES HOJE